Black Leech, uma mosca para muitas espécies de peixes
20 de Setembro de 2022 - por Lazari
Leech é o nome em inglês para Sanguessuga.
As sanguessugas são vermes parasitas ou predadores segmentados. Eles tem parentesco com a minhoca e como eles têm corpos segmentados musculares macios que podem alongar e contrair.
Uma coisa bem interessante é que as sanguessugas têm sido usadas na medicina até o século 19 para tirar sangue dos pacientes. Atualmente as sanguessugas tem uso médico no tratamento de doenças articulares, doenças das veias das extremidades e em microcirurgia. Delas também são usadas para produzir medicamento anticoagulante.
Sanguessugas são alimento dos peixes onde elas vivem. Assim sendo, as sanguessugas são representadas como padrão de atado para o Fly Fishing.
O padrão no Fly Tying
A mosca deve PARECER o organismo da natureza.
No Fly Tying buscamos atar moscas que se pareçam com um organismo vivo de onde vamos pescar. É o que as imagens abaixo buscam representar.
Os atados acima vem sendo evoluídos de acordo com sua eficiência na pesca de peixes encontrados em pesqueiros.
Mosca Idêntica?
O termo em inglês "MATCH THE HATCH" é usado pelos pescadores de truta, representa o momento em que os organismos fazem transições de seu estágio de vida que são um gatilho para o comportamento dos peixes. A tradução ao pé da letra é "combinar com a escotilha", que é o momento quando os organismos, no seu estágio aquático, iniciam sua jornada para a superfície para sua fase alada.
Os pescadores devem "combinar" a mosca com os organismos que estão nesse momento único. Tanto vale para uma ninfa que sobe até a superfície para ganhar sua fase alada, bem como o momento que as fêmeas pousam na superfície da água para depositarem seus ovos.
Portanto, o Fly Fisherman deve ficar atento para escolher a melhor mosca da sua caixa que se PAREÇA com os organismos do momento. Isso quer dizer que não precisa ser idêntica, mas que seja o mais parecida possível.
Uma mosca pode simular mais de um tipo de organismo?
Há incontáveis situações que nossa mosca vai se deteriorando ao longo das seguidas capturas, que ela nem lembra o design de quando deixou a morsa. Mas mesmo assim, continua pegando peixes.
O pescador quer que a mosca que ele escolheu atraia seu peixe alvo e isso acontece por uma soma de vários fatores, tais como: Tamanho, Cor, Movimento, Profundidade, Velocidade, Deslocamento de água, pressão atmosférica, nível de oxigênio, altura da coluna d'agua, se o rio está ou não na caixa, se vai entrar uma frente fria ou saindo dela, entre outras.
A junção dos fatores acima, nem sempre estão ligados ao percentual de exatidão do design da mosca com o organismo que se quer atar.
Isso nos leva a outro tema, abordado abaixo.
Existem outros organismos que se parecem com a Sanguessuga?
Aqui no Brasil temos sanguessugas, porém esse padrão de atado também se parece com outros organismos que vivem em nossas águas, como a Tuvira.
No vídeo abaixo, o Junior apresenta em detalhes o peixe Tuvira, que tem mais de 30 espécies, vale a pena conhecer e acompanhar o canal Aquaminas.
A Tuvira é largamente usada como isca e é retirada da natureza. Segundo o Dr. Fábio Sussel, ainda não desenvolvemos tecnologia e processos para criar a Tuvira em cativeito em escala suficiente para suprir as demandas do mercado. Confira o vídeo abaixo
Preservação e o Fly Tying
Como pudemos ver, a Tuvira é uma excelente isca para diversas espécies de peixes, porém ela ainda não tem como ser produzida em escala para suprir a demanda, substituindo a retirada da natureza. Nessa questão, o Fly Tying contribui para preservação.
Atando a Tuvira
Aqui no Brasil não é diferente, porém as moscas acabam sendo adaptadas para os peixes Brasileiros, como neste vídeo do saudos Gerson Kawamoto.
Nesse vídeo o GK tinha em mente pescar as Cachorras
O Betinho Oliveira também criou seu próprio modelo de Tuvira como no vídeo abaixo.
O Marcelo Cardoso - MLOC Fly também atou
Fly Tying
O atado da Black Leech 2.0 by Lazari
A Black Leech 2.0 é uma evolução de outras Leechs que eu já atei. Existem diversos atados de Leech, uma pesquisa rápida vai listar dezenas de links com diversos padrões de atados.
Minha abordagem é de ter em um mesmo padrão de atado, criar uma mosca que se pareça com uma Sanguessuga ou uma Tuvira. É uma mosca eficaz para predadores como Dourado, Trairas, Pacus, Patinga, Tambacu, Matinxã entre outros.
Você pode adaptar o atado mudando o tamanho do anzól, nas cores, nos brilhos.
Você pode ver como eu ato a Black Leech 2.0 no vídeo abaixo
A eficácia dessa mosca e variações dela é comprovada nas capturas neste vídeo.
Compartilhe sua opinião
E você, já atou ou pescou com imitações de Tuviras ou Sanguessugas? Quais foram suas experiências? O que você recomenda?
Comments