top of page
Foto do escritorlazariflyfishing

A reprodução do Tucunaré

O embaixador da pesca esportiva do Brasil

Julho, 2023 - Por José Roberto de Lazari

 

Diferente da maioria das espécies, o Tucunaré não precisa migrar para procriar, como o Dourado, Curimbatá, Pintado entre outros.


Os Tucunarés fazem parte de um grupo de peixes que cuidam de sua prole. São tradicionalmente peixes de águas lentas e buscam locais próprios para nidificar e proteger o ninho, incluindo os ovos, as larvas e os alevinos. Esta é uma característica de a reprodução do Tucunaré.

Imagem de tucunarés cuidando de ninho

Para a reprodução do Tucunaré,


o casal busca superfícies duras como pedra ou madeira para construir seu ninho, onde a fêmea depositará até 15 mil ovos, que são aderentes e fertilizados pelo macho imediatamente.


Logo abaixo, o casal prepara o ninho, buracos cavados logo abaixo de onde os ovos foram depositados. Esses buracos servem para abrigar as larvas que eclodem após aproximadamente 70hs.


O casal se divide na guarda constante do ninho, o que garante o sucesso da procriação.


Esse trabalho de guarda é vital, pois o ninho é alvo de muitos predadores, sendo o lambari um dos mais atuantes, quando um cardume deles pode dizimar um ninho em pouquíssimos minutos.


Depois de aproximadamente 3 a 5 dias, o saco vitelíneo é consumido, quando os alevinos começam a nadar, sempre cuidados pelos pais.


Na medida que crescem, passam a consumir micro organismos, insetos, ninhos de outros peixes. É nessa fase que passam para o comportamento de predador pelo qual é conhecido.


Os pais conduzem os alevinos para áreas onde existe alimentação farta que garante o crescimento. Esse cuidado dura aproximadamente 45 dias quando se tornam independentes.


Características do ciclo reprodutivo


O tucunaré apresenta um ciclo reprodutivo sazonal, em que a reprodução ocorre em determinadas estações do ano, geralmente associadas a condições ambientais favoráveis.


No entanto, é importante ressaltar que a época exata e a frequência da reprodução podem variar dependendo da região geográfica, do clima e de outros fatores ambientais.


Em geral, o tucunaré se reproduz uma ou duas vezes por ano. A época de reprodução está intimamente ligada ao ciclo das chuvas e à variação da temperatura da água. Em muitas regiões, a procriação ocorre durante a estação chuvosa, quando os níveis de água aumentam e as condições são favoráveis para a desova e o desenvolvimento dos ovos e dos alevinos.



Este é um excelente documentário que mostra todo o ciclo de reprodução do tucunaré na natureza.


Comportamento de sucesso e morte


Os tucunarés tem comportamentos específicos que merece atenção.


Eles “dormem” à noite e ficam totalmente expostos à “caçadores” que os localizam com lanterna e os fisgam com arpão.


Eles também protegem sua prole até que os alevinos tenham aproximadamente 45 dias, atacando qualquer invasor que possa representar perigo.


Esse comportamento os expõe às iscas que são lançadas no meio dos alevinos, conhecido vulgarmente como “filhoteira”.


Não encontrei dados científicos que garantam que o ninho sobrevive somente com um dos pais. O fato é que o período de procriação dura por volta de 50 dias e exige trabalho árduo do casal. Quando eles falham, seja pelo motivo que for, milhares de peixes morrem.


Portanto o pescador precisa refletir sobre suas escolhas na hora de pescar seu troféu que estejam em procriação.


 

Este artigo faz parte do ESPECIAL TUCUNARÉ, um programa criado com o objetivo de reunir informação relevante para você que adora pescar o Tucunaré.


E é especial para você que gosta de pescá-lo no Fly ou gosta de atar suas próprias moscas.


Toda informação está disponível no site Lazari Fly Fishing, no Blog do Lazari, no canal do Youtube, no Facebook e no Instagram.


Aproveite! Então, é isso, espero que tenham gostado. Até o próximo.

 

Fontes

  • Reportagem EPTV Campinas sobre a reprodução dos tucunarés - Vídeo





52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page