Olá, hoje vou falar um pouco sobre uma mosca feita em EVA. Essa mosca é uma variação de diversas outras moscas que imitam Besouros, Formigas e Gafanhotos. O termo "variação" quer dizer que essa mosca não é criação minha.
Antes de mais nada, quero reforçar aqui meu compromisso em buscar referenciar quem criou determinadas moscas. Não é uma tarefa fácil, pois tem muita informação a ser minerada, como a que apresentei no post da Mickey Finn, informações que vem do início do século 20. Ficou interessado? Acesse este link - Mickey Finn, a história que você não conhece!
PANFISH PREDATOR
Minhas referências para a Lazari’s Bug vieram de atadores como o Chris Helm e Skip Morris, que mostraram em vídeo como pescar e atar a “Panfish Predator”. Morris, criador desse padrão de mosca, escreveu o livro "Tying Foam Flies", cuja tradução ao pé da letra seria Atando moscas em espuma. Morris tinha em mente os Panfish - Blue Gills e também teve sucesso com os Black Bass e Percas. Essa mosca pode ser usada na superficie, mas também com linhas sinking, imitando uma larva de libélula.
Conheça a base da LAZARI’S BUG
![Imagem da Llano Bug](https://static.wixstatic.com/media/c48c1f_af56c4cc2c714e3cb1baf61353791769~mv2.png/v1/fill/w_358,h_203,al_c,q_85,enc_auto/c48c1f_af56c4cc2c714e3cb1baf61353791769~mv2.png)
Além deles, busquei inspiração na Llano Bug cujo nome vem de um rio, o Llano River no Texas, EUA. A Llano Bug foi criada por Kevin Hutchinson e é atada por McFly Angler entre muitos outros.
Ficou interessado? Acesse os links abaixo.
Skip Morris
Chris Helm - Tying Helm's Panfish Predator
McFly Angler - The real llano bug - McFly angler dry fly tying tutorial
Kevin Hutchinson - Tying the Llano Bug with Kevin Hutchison
Esses atados chamaram minha atenção para testar em nossas Tilápias aqui no Brasil em represas bem como em Pesqueiros.
Claro que atei moscas iguais às dos padrões acima e fui modificando à medida que testava.
Foquei o uso dessa mosca em Pesqueiros. Neles, encontramos Tilápias, Matrinxãs, Piraputangas, Pacus, Tambacús. Tive muito sucesso com Tilápias, Matrinxãs e Pacus. Nos pesqueiros que testei, não tinha Piraputangas, mas tenho certeza que ela será muito efetiva para essa espécie de peixe.
Como pescar com a Lazari's Bug
Nos pesqueiros temos lagos com água parada, portanto, cabe ao pescador dar movimento à mosca. Muitas vezes, quando arremessamos próximos às Matrinxãs e o ataque é imediato, assim que a mosca cai na água.
Tive sucesso trabalhando desta forma:
Arremesse no ponto desejado.
Cuide para que a mosca caia na água com "suavidade relativa", ou seja, ela tem que gerar marolas quando pousa na água. Essa mosca imita um besouro ou gafanhoto, portanto, eles tem um certo peso e sua mosca precisa se parecer com um deles caindo na água.
Aguarde que as marolas de dissipem. Isso vai durar alguns segundos. Fique atento, é um momento onde o ataque pode vir.
Em seguida, estique a linha e impregue um movimento suficiente para que a mosca mergulhe e volte. Isso vai causar novas marolas, aguarde alguns segundos e repita o movimento.
Neste vídeo você pode ver a forma de trabalhar e algumas capturas com o Lazari's Bug
LAZARI’S BUG
A primeira versão foi feita com o EVA de 1,5mm de espessura. A largura do EVA deve ser igual ao GAP do anzol e o comprimento do EVA deve ser 4x o tamanho da haste do anzol.
Dobre a tira de EVA ao meio e comece atando a partir da parte dobrada. Atada dessa forma fica impossível de afundar e serve bem para Besouros mais encorpados. Em alguns dias esse é o tipo de mosca que os peixes querem. Nessa mosca eu usei os anzóis Maruri Pinnacle Crystal #4 e #2.
Pontos Positivos
O Anzol, apesar de ser fino, é bem resistente. Porém, não deve suportar grandes redondos acima de 5kg.
O Gap (A curvatura entre a haste e a fisga) é amplo, o que favorece a fisgada.
O Acho que os Besouros feitos com o Anzol #4 são bem adequados para Tilápias, Matrinxãs e Redondos abaixo de 5kg. Desde que você não faça um cabo de guerra com o peixe.
Pontos Negativos
Eu gostaria que a haste fosse um pouco mais comprida.
O anzol #2 produziram besouros encorpados e tive menos ação.
Fazer a mosca com o EVA dobrado dá mais trabalho, gera volume exagerado na cabeça e facilmente se perde o olho do anzol dentro da curvatura do EVA.
LAZARI’S BUG 2.0
A Versão 2.0 é uma simplificação, pois usei EVA de 2mm em tira única e testei um anzol para streamer Mustad 9672 #6 com haste mais longa.
Pontos Positivos
O Anzol é bem resistente e tem haste longa.
O besouro montado na haste desse anzol ficou mais esguio e o atador tem mais espaço para trabalhar.
O tamanho dos Besouros feitos com esse Anzol ficaram bem bem adequados para Tilápias, Matrinxãs e Redondos abaixo de 5kg. Desde que você não faça um cabo de guerra com o peixe.
Gostei mais do resultado trabalhando com EVA 2mm atando uma única tira.
Pontos Negativos
O Gap (A curvatura entre a haste e a fisga) é estreito e pode dificultar a fisgada.
Fontes Pesquisadas
Dressed Irons - Tying Video – Helm’s Panfish Predator
The Global Flyfishier - Llango Bug
Contribua com a comunidade
Você conhece algum atador brasileiro que ata bem esta mosca?
Você identificou falta de alguma informação? Ou informação para ser ajustada?
Deixe aqui nos comentários.
Comments