top of page
Foto do escritorjrlazari

Fly Fishing Festival 2023

Atualizado: 25 de jul. de 2023

Saiba tudo o que aconteceu no evento


Um evento para reunir pescadores e atadores brasileiros. O Fly Fishing Festival 2023 aconteceu em São Paulo, sábado dia 17/06/2023, reuniu muita gente para concorrer, se conhecer pessoalmente e trocar muitas experiências.

Junho de 2023, por José Roberto de Lazari - Lazari Fly Fishing


 

Objetivo do Fly Fishing Festival 2023


Elevar o nível técnico dos pescadores de Fly, com consequente aumento dos resultados práticos nas situações reais de pesca (vulgo.. + capturas), reforçando a importância do treinamento, da prática, do conhecimento e do aperfeiçoamento das melhores técnicas de arremessos.

Promover a integração e troca de experiências entre os participantes.

Divulgar a modalidade e a cultura do fly fshing no Brasil.


 

O Evento


O evento foi divulgado nas redes sociais e nos grupos das plataformas de chat e se espalhou. Todos que se interessaram tiveram acesso à uma plataforma digital para fazer sua reserva, além de ter acesso aos links das provas e regras. A tecnologia foi um facilitador que possibilitou o pescador de Fly se inscrever muito rapidamente.







Fotos de Rafael Kamogawa


 

Equipamentos para uso


Os participantes tinham à disposição varas Repiso Rocket X #6 , Eternity #6 e a Rocket #6 para testes.


E para as provas de arremesso à distância, todos usaram o equipamento a Repiso Eternity #8.


Fotos de Rafael Kamogawa


Se você quiser conhecer um pouco mais sobre as varas Repiso você pode acessar diretamente os links abaixo


Repiso Rocket X - é uma novidade. Quer saber mais? Entre em contato com o Bruno Repiso

 

Participantes


O evento reuniu pessoas ligadas ao Fly, tanto pescadores como atadores. Como era um evento de integração, muitos acompanhantes estavam presentes, mostrando que o Fly Fishing é um esporte que une as famílias e amigos.


Outro ponto positivo foi que as mulheres também começam a se mostrar para o esporte, o que é muito legal, pois casais saem juntos para pescar. Em breve os filhos também acompanham.


Essa é parte da minha própria história, pois meus filhos me acompanham nas pescarias desde que tinham 5 anos e agora também pescam de Fly.


Portanto, o Fly fishing, além de um esporte também é uma das ferramentas de conexão entre família, natureza, desafios, aprendizado. Isso, não tem preço.


Durante o evento ouvi que a meta do próximo FFF será ter mais mulheres inscritas competindo tanto nas provas de arremesso bem como nas de atado!! Desafio lançado!!


O evento contou também com a presença do renomado zootecnista e pesquisador Dr. Fábio Sussel, apresentador do Aqua Negócios, o primeiro programa de aquicultura da TV brasileira. Atualmente Fábio está à frente de diversos projetos importantes, como o de produzir camarão marinho, porém, longe do mar. Além disso, Fábio mantem um canal no Youtube o #VaiAqua - Um canal focado em fomentar o crescimento do setor Aquicultura no Brasil e compartilhar conhecimento. Pessoa carismática e de papo fácil com quem pude conversar longamente.

 

Local


O evento foi realizado dentro do Club do Residencial Terras de Maria. Ele fica a 15 min de Sorocaba por pista dupla asfaltada e iluminada e a 15 min do centro de Porto Feliz!


São apenas 112 terrenos, com mais de 157.000 m de área verde preservada, cercado de natureza e com inúmeros itens de lazer.

A área para as provas, era plana, estava gramada e preparada para o encontro. As raias separadas e sinalizadas. Tudo muito bem organizado e funcionou perfeitamente.


 

Provas de Arremesso


Nós pescadores somos dirigidos pelo desafio e pela busca de aprimoramento constante.

É fato que o Fly Fishing, como qualquer modalidade de pesca, precisa de treino e de dedicação para que o pescador obtenha cada vez mais sucesso. Nos dias de pesca, o sucesso é capturar nosso peixe alvo.


Para isso, temos que dominar algumas ferramentas que precisam ser escolhidas a cada situação de pesca. Precisamos dominar o equipamento, o arremesso, as moscas, a condição de pesca e o ambiente no momento.


Dessas, o arremesso é muito importante, pois sem ele não conseguimos colocar nossa mosca na “zona de ataque” do nosso peixe alvo.


Usei de propósito o termo “zona de ataque”, pois ele é claro, porém diverso. Ou seja, zona de ataque pode ser colocar uma mosca no meio da correnteza e deixá-la derivar ou colocá-la sob galhos que estão a poucos centímetros acima do nível da água.


Muitas vezes você terá que fazer um arremesso longo, outras vezes um arremesso super curto, porém terá que colocar a mosca no raio de ataque do peixe.


Como muitos de nós pesca por lazer, nosso corpo e mente precisam ser treinados. É para isso que as provas de arremesso foram idealizadas. Para nos levar a treinar para competir entre nós, porém, esse treino é muito mais importante no momento efetivo da pesca.


Provas de precisão - parte da manhã


A parte da manhã foi dedicada à provas de precisão, contando com diversos desafios de diferentes graus de dificuldade.


Cada desafio foi pensado em situações reais de pesca, tem tempo para serem executados e distâncias estabelecidas. Para ter sucesso, o pescador precisará empregar técnicas específicas.



Imagens de Bruno Repiso


Prova do Copo

Consiste em colocar a mosca dentro de um recipiente com água. O Pescador fica a 10m do alvo e faz arremessos de precisão cuja mosca precisa cair e ficar dentro do recipiente.


Fotos de Rafael Kamogawa


Prova do Tucunaré

Consiste em colocar o líder atrás do alvo (um tucunaré), cuja mosca + lider devem permanecer atrás do alvo. A primeira marca começa a 10m e sempre que acertar o alvo passa para uma distancia maior - 12m, 15m, 18m e 21m.


Fotos de Rafael Kamogawa


Prova do Bambolê

A mais difícil de todas, consiste em fazer com que o arremesso passe por dentro do aro do Bambolê e a mosca pouse no chão.


Fotos de Rafael Kamogawa


Prova da Galhada

Consiste em fazer a mosca passar por dentro de um “gol” que fica no chão, simulando o vão entre a água e uma galhada. O primeiro ponto fica a 12m de distância e a cada acerto o pescador vai para as marcas seguintes em 15m, 18m e 21m.



Fotos de Rafael Kamogawa


Prova de Precisão

São 3 bambolês colocados no chão com um pratinho cheio de água no centro. Esses alvos ficam em ângulos e distâncias diferentes e o pescador deve colocar a mosta dentro do bambolê e se ficar dentro do pratinho, ganha mais pontos. A cada acerto, o pescador passa para o próximo alvo e ao completar o terceiro, o pescador deve colocar a mosca dentro de um dos alvos com um arremesso estilo “backcast”.



Fotos de Rafael Kamogawa


Prova de Distância

O pescador que arremessar mais longe vence, usando o equipamento oferecido pela organização. Aqui prevalece a técnica individual.



Vencedores


Prova Geral

1o Lugar - Alicio Camargo - o “Pira”

2o Lugar - Ricardo Fúrio Gonçalves - “Piolin”

3o Lugar - Rafael Kamogawa


Prova Final Distância

1o Lugar - Alicio Camargo - o “Pira”

2o Lugar - Edson Cariati

3o Lugar - Ricardo Fúrio Gonçalves - “Piolin”


 

Campeonato de Atado


Nessa edição, foi idealizado um campeonato de atado cujo tema foi “moscas realistas”.

Diversos atadores foram convidados, a escolha da mosca foi livre e cada um poderia enviar até 3 moscas para competição.


Foram enviadas 30 moscas atadas por 13 atadores de diversas partes do Brasil. Os participantes e acompanhantes puderam escolher 3 moscas. No final do evento, a organização computou os votos chegando nos campeões:


  • 1o Lugar - Eduardo Bacha

  • 2o Lugar - Eduardo Bacha

  • 3o Lugar - Sergio Biguetti


Fotos de Betinho Oliveira


 

Fotos das premiações


Fotos de Rafael Kamogawa

 

Homenagens

  • Cristina Silva

  • Edgardo Postigo


Fotos de Rafael Kamogawa

 

Equipe Organizadora


Como todo evento o FFF 2023 também foi desafiador para ser organizado. Quem conhece sabe o trabalho que dá organizar e executar um encontro desses.


Apesar do desafio, tudo estava no seu lugar, desde a inscrição. Os participantes encontraram tudo pronto e organizado e puderam se concentrar em aproveitar o dia.


Um destaque especial de agradecimento aos patrocinadores que confiaram e apoiaram o evento.


Deixo aqui meus parabéns a toda equipe.


Organizadores

  • Bruno Repiso

  • Betinho Oliveira

  • Rubens de Almeida Prado

  • Pedro Pereira

  • Billy Scatena

Juízes

  • Sidneifly

  • Lusca Pacheco

  • Clovis


Fotos de Rafael Kamogawa

 

Galeria de Fotos

Vamos ver um pouco do que aconteceu


Fotos de Rafael Kamogawa

 

Próximo Fly Fishing Festival 2024


Fique atento para os convites para o próximo FFF!


191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page