Um padrão de mais de 60 anos que continua jovem e eficiente. Pescadores do mundo todo usam com muito sucesso em água salgada e água doce. Uma mosca que foi idealizada pelo seu criador para ser adaptável e reconfigurada pelos atadores.
05 de Outubro de 2022 - por Lazari
Quem foi Lefty Kreh, seu criador?
Bernard "Lefty" Kreh nasceu em 26 de fevereiro de 1925 em Frederick, Maryland e faleceu em 14 de março de 2018 em Cockeysville, Maryland. Lefty trabalhou incansavelmente até 2017, quando sua saúde piorou e o limitou à poucas atividades no computador.
Kreh é considerado uma lenda e referência de milhares de pescadores que hoje também são referência ao redor do mundo. Pescador americano, fotógrafo e instrutor de fly casting que residia mais recentemente em Hunt Valley, Maryland . Kreh é mais conhecido por ser um dos pioneiros da pesca com mosca em água salgada e seu livro, Fly Fishing in Salt Water, é referência sobre o assunto. É creditado a ele a enorme contribuição para o desenvolvimento do Fly Fishing.
Ele começou a pescar com mosca em 1947 enquanto servia como guia para o famoso pescador com mosca Joe Brooks. Foi Brooks quem apresentou o Fly Fishing para Kreh, escolheu um conjunto e deu uma aula para Kreh que confessou "fiquei viciado".
Em 1965 mudou-se para Miami, Flórida, e tornou-se o Diretor do Metropolitan Fishing Tournament. Ele começou a pescar espécies de água salgada em Florida Keys . Foi nessa época que Kreh, Joe Brooks , Al Pflueger, Tom McNally, George Hommel, Stu Apte e Bob Stearn's foram pioneiros nas técnicas, inovando a partir da clássica técnica de arremesso "Ten to Two" ( 10h - 2h), tecnica usada até hoje. Kreh foi muito criticado por quebrar a tradição, a filosofia.
Além de suas conquistas na pesca, Kreh escreveu para a maioria das principais revistas de pesca e ocupou outras posições de relevância nos times de diversas delas. Foi o autor de mais de 30 livros e também fez parte da empresa de varas TFO e desempenhou um papel fundamental na criação de várias varas, incluindo a série Lefty Kreh e a série BVK.
Lefty Kreh também foi um grande instrutor de arremessos do fly fishing para o mundo real. Ele chamou esse curso de "Curso de desafio de pesca com mosca Lefty Kreh", que fora projetado para ensinar em cenários desafiadores. Nele o aluno aprendia como continuar pescando, usando técnicas de arremessos para vencer tais obstáculos.
Curiosidades sobre Kreh
"Letfy", na verdade era um apelido desde os tempos de escola, pois ele driblava no basketball com a mão esquerda.
Kreh serviu na 2a Gerra mundial e depois dela, trabalhou para o exercito americano na produção de Antraz, para uma eventual guerra biológica. Ele foi seriamente contaminado, e surpreendentemente ele acabou vencendo a doença. Disse ele para GARY REICH: "Os cientistas desenvolveram uma cepa mais forte das culturas no meu sangue.” Ele brinca que há uma variedade de antraz com o nome dele. “Eles chamam de BVK-1, por causa das minhas iniciais."
Mesmo quando já era mundialmente conhecido, Letfy manteve seu jeito simples. Ele preferia compartilhar seu conhecimento a fazer exibições.
Lefty Kreh e Bob Clouser eram amigos e foi Letfy quem deu o nome na tão famosa "Clouser Deep Minnow". Clouser inventou o padrão de mosca de água salgada mais bem-sucedido de todos os tempos. Disse Bob: "Dei algumas Clouser Minnow para o Lefty testar, ele ficou perplexo com o quão simples eles eram. Ele pescou com um padrão vermelho e branco e voltou pasmo com a quantidade de peixes que eles pegaram. Quando lhe perguntei qual deveria ser o nome, Lefty disse: 'Bem, nada fundo, parece um peixinho e seu sobrenome é Clouser. Clouser Deep Minnow é como você deveria chamá-lo'. O resto é história."
Vamos falar sobre o padrão Leftys Deceiver
Leftys Deceiver é uma mosca, um streamer para ser pescado abaixo da superfície da água, popular até hoje para peixes de água doce ou salgada. É tão eficiente que não pode faltar na sua caixa de moscas.
Kreh era um experiente pescador em água salgada e costumava buscar os Striped Bass na Baia Chesapeake.
A Lefty Deceiver, cuja tradução em português é enganador, é um dos padrões de mosca mais conhecidos no mundo, tanto que em 1991 recebeu uma honra do Serviço Postal dos EUA com um selo postal.
Em tamanhos e cores apropriados, o padrão de Lefty enganou muitas espécies de peixes de diversos tamanhos, desde pequenos Sargos a peixes-de-bico de 400 libras.
As cores favoritas de Lefty são chartreuse/branco e amarelo/chartreuse.
Carlos Hidalgo escreveu num artigo para a Coastal Angler em 20 de Setembro de 2017 que ele as ata em vários tamanhos e cores, preferindo o padrão de cores Firetiger (verde e amarelo com listras pretas). Esta cor funciona muito bem para muitos peixes de água salgada nos tamanhos 1/0 a 3/0. Hidaldo tem sido muito bem sucedido com Tucunarés e largemouth bass no sul da Flórida em tamanho 2.
Kreh inventou a mosca Deceiver no final da década de 1950 para resolver um problema que as moscas da época tinham - "enrolar as fibras na curva do anzol".
Ele assumiu um desafio:
"Vou desenhar uma mosca que não vai se enrolar durante o arremesso! Ela terá formato de peixe, mas pode ser feita em vários comprimentos. Você vai poder variar as combinações de cores, nada bem e quando levantada no arremesso para trás, será elegante e terá pouca resistência ao ar."
A Lefty Deceiver original foi amarrada na cor branca, mas os atadores rapidamente criaram variações nas cores e na forma de atar. O mais comum foi aplicar um dorso de cor mais escura com um fundo mais claro (imitando os vários peixes forrageiros dos quais os peixes maiores se alimentam). O próprio Kreh incentivava as pessoas criarem variações e pouco se importou quando algumas pessoas colocaram seus próprios nomes nela.
O atado original dela tinha 4-6 penas das costas do galo na cor branca, amarradas antes da curva de um anzol de água salgada de haste longa. Fibras de flash foram adicionadas em cima das penugens. O corpo original era Tinsel prateado. Fibras de Bucktail atadas de forma a fazer o contorno da mosca e impedir que as penas se enrolem na curva do anzol.
Lista de Materiais
A lista original dos materiais usados está abaixo, mas como já foi dito, é uma mosca que aceita variações (Lefty a criou com essa concepção), portanto, fique à vontade para fazer ajustes de acordo com sua necessidade.
Sugestões para trabalhar os Materiais
Deceivers consistem em dois materiais básicos, Bucktail e Saddle Hackes.
As caudas consistem em de 4 a 8 penas emparelhadas amarrados no topo da haste do gancho, antes do início da sua curvatura. O comprimento é de aproximadamente de 3-4 vezes o comprimento da haste do anzol. Dependendo da escolha da camada e do isco sendo imitado, pode-se usar o pescoço ou a sela. Para Deceivers muito grandes, provavelmente as penas schlappen serão melhores escolhas. Não importa a escolha da pena, a cauda finalizada deve ter um perfil semelhante a uma lâmina.
O desafio de criar uma cauda adequada está no alinhamento da pena. Existem alguns truques disponíveis, dependendo da preferência do atador.
Selecione penas lisas e que tenham perfis semelhantes. As penas possuem curvaturas côncava e convexa. Procure alinhar as penas pelas pontas e decida de você quer que a curvatura das penas fiquem para dentro ou para fora.
Outro método envolve mergulhar a ponta das penas primeiro em um copo de água. Uma vez encharcado, ajuste para que fiquem alinhadas e niveladas. Este método funciona bem e torna a mistura dos dois grupos de penas uma coisa fácil.
Experimente esses métodos e escolha um que funcione melhor.
Ao amarrar as caudas, evite retirar a parte fofa das penas, usando essas fibras para facilitar sua fixação na haste do anzol, reduzindo a posibilidade das mesmas torcerem.
Outro material é o Bucktail, sendo que as melhores fibras para esse streamer vem dos 2/3 superiores da cauda, tem um toque macio e uma aparência ondulada. Este pelo da porção superior é sólido, fácil de manipular e resiste à queima.
Deceiver precisam de 3 tufos de bucktail. Dois pedaços de bucktail tipicamente branco são amarrados ao longo dos lados do gancho cerca de ¼ da haste para trás do olho formando o colar. A terceira, muitas vezes de cor contrastante, é amarrada no topo. A barriga da mosca é deixada desobstruída oferecendo uma visão desobstruída do corpo e das brânquias. O bucktail deve se estender de volta para as caudas de penugem, 2 vezes a haste é o ideal. Garantir o comprimento correto do bucktail aumenta o perfil do baitfish e, mais importante, evita que a cauda se enrole ao redor do anzol.
Como a Lefty's Deceiver é atada pelo mundo
Por Lazari da Lazari Fly Fishing
Liberado a partir de 05/10/2022 - 18hs
Por Tim Flagler da Tightlinevideo
Por Intheriffle
Por McFly Angler
Por Trident Fly Fishing
Por Marcelo Cardoso - MLOC Fly
Flymen Fishing Company - Fish-Skull Deceiver
Se você gosta de pescar com Half-and-Halfs ou sempre desejou um Deceiver mais pesado, o Deceiver Fish-Skull® agora oferece outra opção. O Fish-Skull® Baitfish Head™ complementa o perfil geral do baitfish, o design simples e a ação eficaz do design clássico do Deceiver para produzir uma maravilhosa mosca para o peixe. Essencialmente, um Lefty's Deceiver ponderado, o método básico de amarração para este ótimo padrão de mosca testado pelo tempo permanece o mesmo, com a única exceção de que a cabeça de rosca tradicional e os olhos pintados / colados são substituídos pelo Baitfish Head ™ e Living Eyes ™ .
Click aqui para aprender o passo-a-passo e lista de materiais.
E você, gosta de atar ou pescar com a Lefty's Deceiver?
Compartilhe com a comunidade suas experiências e preferências. Deixe seus comentários logo abaixo.
Referências
Wikipedia - Lefty Kreh
Wikipedia - Lefty Deceiver
Flymen Fishing Company - Fish-Skull Deceiver
Fly Craft Angling - Deceiver
Coastal Angler - Lefty's Deceiver
Anglers Jounal - Uma reportagem completa escrita por Gary Reich com fotos de Jay Fleming- Lembrando de Lefty
Gear Patrol - 30 minutos com Lefty Kreh
Fly Fishermen - Uma homenagem a Lefty Kreh
Fly Life Magazine - PERGUNTAS E RESPOSTAS COM O ESPECIALISTA EM PESCA COM MOSCA LEFTY KREH
ความคิดเห็น