top of page
Foto do escritorjrlazari

Os Tucunarés Azuis de Três Marias

Atualizado: 25 de jul. de 2023

O Casal Paulo e Rafaela Vorcaro são os nomes por trás do sucesso que é pescar os famosos Tucunarés Azuis da Represa de Três Marias. Este artigo é para contar a história deles.

04 de Dezembro de 2022 - por Lazari


Este artigo é baseado na minha última aventura de pesca entre os dias 24 a 27 de Outubro de 2022. É um retorno depois de dois anos para colocar as moscas nas águas dessa linda represa.


Acabei de voltar de quatro dias de pesca com o Paulo Vorcaro, que renderam ótimas capturas com respectivos vídeos e de bônus Paulo nos agraciou com 2 vídeos de atado de suas moscas Papa-Leguas e Sem-Parar.


Não posso deixar de referenciar sua esposa Rafaela Vorcaro, que além de pescar de fly, também ata essas e outras moscas com maestria. Numa próxima oportunidade vou gravar um vídeo com ela atando diversos padrões de moscas.


Três Marias Fly Fishing Experience - Paulo e Rafaela Vorcaro

 

A represa de Três Marias


ou Bernardo Mascarenhas, foi construída pela CEMIG sobre o leito do Rio São Francisco para produção de Energia. A barragem foi concluída 1961 e a geração de energia entrou em operação em 1962. O reservatório da barragem tem uma área de superfície de 1.040 quilômetros quadrados e uma capacidade de 21 quilômetros cúbicos. A represa, infelizmente, não foi construída com escada para peixes.



É administrada pela CEMIG e neste link você pode encontrar mais informações importantes como o volume de água, pois ele afeta o comportamento dos peixes.



 

A linha do tempo dos Vorcaro


O casal Vorcaro conhecem a represa desde 2002 e durante 8 anos Paulo pescou e investigou todos os pontos de pesca, suas posições bem como as características da represa. Formada no leito do "Velho Chico" como o Rio São Francisco é carinhosamente conhecido, a represa é grande, sinuosa e com milhares de pontos de pesca.


Em 2010 Paulo decidiu que o melhor ponto para montar sua operação era em São José do Buriti, na Pousada do Junior. O lugar é especial, mais abrigado, com melhor navegação e maior número de pontos de pesca em menores distâncias.


Diversos campeonatos de pesca ao Tucunaré foram realizados na represa, inclusive, organizados pelo próprio Vorcaro. Aos poucos a represa passou a se tornar um ponto de referência para a pesca dos Tucunarés Amarelos e Azuis. Os pescadores de bait exploram toda as áreas lançando suas iscas desde as de superfície bem como Jigs que vão buscar os peixes quando estão bem fundo.


Os pescadores de bait também usam a técnica da caçada, buscando os peixes visíveis nas praias da represa.


Três Marias Fly Fishing Experience


A partir de 2015, Paulo se dedicou com muito mais frequência ao Fly Fishing, criando a operação Três Marias Fly Fishing, voltada para guiar os pescadores de Tucunarés que gostam de pescar com Fly.


Os pescadores de Fly pescam de vadeio, param em determinado ponto promissor da represa e entram na agua, batendo todos os pontos a partir daí. Nessa pescaria, moscas que vão mais ao fundo como as Clouser "Deep" Minnow são sucesso garantido. Um amigo, Jorge Conrado, ata moscas a partir de unhas postiças que varrem o fundo e são fatais!! Essas iscas inclusive fazem sucesso em outras represas.


A técnica da caçada dos Azulões é especialmente efetiva para os pescadores de Fly e vem sendo desenvolvida dia-a-dia.


 

A experiência com Gerson Kavamoto

em memória - 1969 - 2021


Paulo e GK, como o Gerson era carinhosamente conhecido, se encontraram em Brumadinho, Minas Gerais por conta de um curso que o Gerson ministrou no condomínio onde Paulo mora. Em seguida, Paulo apresentou a represa para o GK e foi paixão à primeira vista.


Em 2020, o mundo foi confrontado com a Pandemia que inviabilizou todas as operações do GK, no Brasil e fora dele. Foi assim que a operação ganhou um reforço gigante, a união do amplo conhecimento da região e dos tucunarés azuis do Paulo Vorcaro e da experiência e técnicas para pesca de diversos peixes ao redor do mundo que o Gerson Kavamoto tinha. Nesse momento a operação ganhou o termo EXPERIENCE no nome: Três Marias Fly Fishing Experience.




Eu tive a honra de gravar em Outubro de 2020 um bate-papo muito rico, contando um pouco da história da operação, que está no vídeo ao lado.



Paulo Vorcaro e Gerson Kavamoto - Outubro/2020


O conceito dessa operação é levar os pescadores de Fly Fishing fisgar os peixes que encontram no visual, como um sniper!!! GK dizia que Três Marias é desafiadora, e o obrigou treinar e aprimorar seus conhecimentos que já praticava nos Flats da Florida. Essa técnica é efetiva nos períodos mais quentes do ano e nos demais períodos, GK desenvolveu maneiras de buscar os peixes nos pontos mais profundos, usando moscas com lastro e linhas sinking.


No período em que a operação funcionou com GK, foi um período de intenso aprendizado e desenvolvimento de técnicas tanto de pesca como de atado. Os três também desenvolveram uma amizade intensa que aproveitava do conhecimento e experiência de cada um. Foi um período que o casal Vorcaro experimentou e absorveu a inquietude pelo aprendizado e busca pela perfeição do GK. Eu pude presenciar como eles se entendiam, se divertiam e se pressionavam para melhorar sempre. Foi fantástico!


Quando eu estive em Outubro de 2020, conheci algumas moscas que eram referência para a pesca em Três Marias. A Jumelão e a Sem Parar desenvolvidas pelo Gerson e Paulo respectivamente.


A origem delas é o padrão Bendback, uma mosca cujo formato da haste do anzol e a maneira do atado, faz desse padrão de mosca uma escolha correta para os pontos de muita vegetação, galhos e algas. A represa é repleta de praias, que tem muitos galhos de arbustos conhecidos como "arranha-gato", uma espécie de Acácia, comum na região. Era obrigatório buscar moscas que passem por esses galhos enroscando o menor número de vezes possível.


As Bendbacks simplesmente não enroscam e podem ser trabalhadas nos locais mais adversos, o que é fantástico. Porém, como tudo na vida não existe somente benefícios, Paulo, GK e Rafaela perceberam que o formato da haste do anzol, de certa forma, facilita o peixe escapar depois de fisgado. Isso os levou a investigar e desenvolver novos padrões de moscas, quando surgiu a Jumelão e a Sem parar.

 

Evolução das moscas


A partir do conceito da Bendback, a Jumelão, a Sem Parar e a Papa Leguas são moscas que vem evoluindo para maximizar as capturas dos Azulões da represa de Três Marias.


A Mosca Sem Parar


Paulo e Rafaela já tinham desenvolvido essa mosca, movidos pelos motivos acima explicados.


A Sem Parar é a versão do casal Vorcaro que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos. Neste vídeo uma amostra dos atados da Rafaela Vorcaro








No meu retorno, agora em Outubro de 2022, tive a hora de poder gravar um vídeo do Paulo atando e explicando as melhorias que fez na Sem Parar, agora cambiável, que aceita acessórios que modificam a mosca.



A Mosca Jumelão


nasceu após o GK ter perdido para o casal Vorcaro, o desafio de enroscar menos as moscas. A curiosidade aqui está num determinado dia, o GK cansou de perder moscas enroscadas e o casal Vorcaro pescou o dia todo com uma única mosca, a Sem Parar. Desnecessário dizer que o japonês se sentiu desafiado e foi para o vise. Ele não podia ser tão humilhado, precisava dar o troco.


GK concebeu esse padrão com algumas características: Anzol com grande abertura (GK escolheu o Circle Hook), fibras para fazer o corpo e proteger a fisga e olhos muito grandes colados com resina fazendo peso para virar para cima o gap do anzol.



A Mosca Papa Léguas


a base desse padrão de moscas e seu propósito são os mesmos da Sem Parar: nadar com o gap invertido, ter uma proteção para minimizar os enroscos e perder menos peixes fisgados.



Paulo explica que a Papa Léguas tem dois pontos que precisam ser destacados - cabeça feita de cone de tungstênio (para levar ao fundo mais rápido) e sua cauda atada com fibra crespa e resistente no formato "V". Todos os detalhes podem ser vistos neste vídeo.




 

A pescaria em Outubro de 2022


Voltei para repetir a pescaria que fiz dois anos antes em Outubro de 2020. Desta vez, reservei 4 dias para pesca.


Como da outra vez, combinar e fazer reservas foi bem simples, o casal Vorcaro resolveu tudo pra mim, inclusive estadia e refeições no restaurante do Branco.


Fui preparado para explorar a represa de 3 formas - De barco caçando os peixes nas praias, de vadeio, pescando a partir das margens dentro d'água e no Pier. Consegui fazer todas elas, porém a pesca de vadeio foi a que eu menos me dediquei.


 

Tabaranas no Pier


No Pier encontrei cardumes de Tabaranas que se organizavam para atacar os alevinos que se protegiam nas margens e na estrutura do Pier. A pescaria era de espera da hora do frenisi. Nesse momento bastava fazer nossa mosca passar que recebia um ataque. As Tabaranas deram um show quando fisgadas, saltando várias vezes e em muitas delas, se livrando do anzol.


O curioso era que, no meio do cardume, pequenos tucunarés também se aproveitavam da comilança, pude fisgar alguns.


Técnica, equipamento e moscas


Para essa pescaria, me diverti com equipamento de Tenkara, montado com linha de fluorcarbono de 12lb e tippet de 4 libras. Tive sucesso com ninfas, Crazy Charlie e micro streamers na cor branca com brilho prateado.


 

Os Tucunarés Azuis


Meu objetivo nessa jornada era caçar e fisgar os Tucunarés Azuis. Não estava no meu roteiro, bater às cegas, eu queria pescar e fisgar os peixes que localizavamos. Esse é um ponto muito importante para ter bem combinado com seu guia. Defina claramente o que você quer fazer para que ele pense onde vai te levar e como vão pescar.


Técnica usada


Dediquei grande parte de todos os dias para pescar os Tucunarés nas praias da represa. A técnica basicamente era posicionar o barco num ângulo paralelo à margem com a luz do Sol iluminando por trás. Com isso, tinhamos melhor visão das sombras que indicavam possibilidade de peixe.


Tenho que alertar que o leito da represa é irregular, formado por vegetação, pedras, troncos, e desníveis. Todos criam sombras que com as marolas e a refração da luz indicam sinal de peixe. Claro que na grande maioria é alarme falso. Nuvens e a falta de sol, mesmo que momentânea, dificultam sobremaneira visualizar abaixo da linha d'água, mesmo com bons óculos polarizados, que são indispensáveis.


Guia, Barco e condições climáticas


O equipamento usado pelo Paulo Vorcaro é composto por um bass boat, motor de 175hp e motor elétrico, conjunto muito importante para vencer rapidamente as distâncias entre os pontos de pesca e seguir silenciosamente durante a caçada.


A represa é grande, aberta e quase sempre venta, muitas vezes o tempo muda rapidamente o que representa um desafio para navegação. A experiência e competência do guia faz com que a jornada seja segura e divertida. Para atravessar longas distâncias e para a pesca com Fly, a estabilidade do Bass Boat é muito desejada.


Dias de vento são desafios que a dupla, guia e pescador, precisam estar em sintonia para vencer. Num determinado dia de pesca, o tempo mudou muito rapidamente e apesar do dia de sol, entrou um vento muito forte. Continuamos caçando e localizamos um casal em uma margem totalmente aberta. O vento era tão forte que eu e Vorcaro de pé, formavamos velas que tiravam o barco rapidamente do ponto. Essa é uma situação muito delicada, pois além de atrapalhar a visibilidade e os arremessos, podem gerar um grave acidente com o anzol cravado em alguma parte do corpo. Bonés e óculos são imprescindíveis.


Em condições adversas como essa, a experiência do Vorcaro em reposicionar o barco evitando o vento lateral é fundamental. No vídeo que fiz, dá para ver como o vento quebra o arremesso, e pode causar acidentes. A todo momento, guia e pescador precisam estar se falando para ajustar o ângulo do barco e o posicionamento do corpo do pescador, protegendo ambos, além de dar condições para arremesso no ponto correto.


Equipamentos de Fly


Escolhi os seguintes conjuntos de Fly

  • 1 conjunto #6 - Vara Orvis Recon com linhas Floating, Intermediate e Sinking.

  • 1 conjunto #8 - Vara Repiso Rocket com linhas Floating, Intermediate e Sinking.

Pesquei mais tempo com a Rocket montada com linha Intermediate que se mostrou leve e precisa, principalmente para as moscas lastreadas. Apesar de ser número #8, ela se mostrou muito eficiente para as condições de pesca. Aprovadíssima!


Moscas usadas


Usei vários padrões que atei, como as Bendback, a Tucuna Killer e Iceland Sheep Minnow. Todas nadam muito bem, porém eu perdi um belo peixe na Bendback e Paulo disse que isso é frequente.


Ele me deu uma Papa-Leguas e me mostrou como atacar os peixes com ela. Ela, por ter cabeça feita com um Cone Head de Latão ou de Tungstênio, ao cair na água, descem com o anzol invertido apontando a cabeça para baixo. Nessa posição, as fibras que são montadas sobre a cauda no formato em "V", nadam na caída. E, por alguma razão, esse movimento já chama atenção dos peixes.



Outra mosca que usamos foi um conceito vindo do Mauro Borselli, com quem o casal Vorcaro trocam informações para atados inovadores. Essa mosca foi atada numa das noites e no dia seguinte fomos para água testar seu nado. Ela se mostrou volumosa, afunda rápido e resolvi testar com um peixe. Resultado, foi o maior peixe embarcado!! Tudo gravado no vídeo ao lado.




Essa mosca foi criada para me mostrar algumas técnicas vindas do Borcelli, um protótipo que ficou tão bem feito que pedi para Paulo dar um nome.








No episódio 2 organizei diversas outras capturas que tivemos sucesso. Confira o vídeo!





 

Venha pescar na operação Três Marias Fly Fishing Experience


A operação está em pleno funcionamento e a represa reserva muitos bons peixes. Você pode contatar Paulo ou Rafaela nos links abaixo.


Reserve alguns dias e não vai se arrepender!

 

Referências e Links complementares


Paulo Vorcaro
Rafaela Vorcaro
Mauro Borselli

Bate-papo Paulo & Gerson com o Lazari
Canal do Gerson Kavamoto no Youtube
GK no Youtube - Como atar a Jumelão
Pescaria dos Tucunarés de Três Marias - Lazari e Uirraoni, Paulo e GK - Outubro/2020
Em dias de Chuva - Uirraoni e GK
História da Cidade de Três Marias - Vídeo do Youtube


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page